sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Hélio Rubens, uma lenda viva do basquete

O maior tecnico do momento do nbb e uns da história do basquete brasileiro  foi demitido, ele mesmo o esplêndido Hélio Rubens que não precisa demonstrar nada para ninguém pelo sua bagagem que tem. O mais estranho disso é que o time em que ele comandava, o Uberlândia  estava bem no campeonato.
O time do triângulo mineiro até o momento está em 6  lugar, e para muitos era um dos candidatos ao título. No último nbb, o 5 o time mineiro foi vice campeão e ainda esse ano se sagrou campeão mineiro. Como armador, Hélio  defendeu a equipe francana e ajudou a transformar a cidade paulista na Capital Nacional do Basquete.
Hélio Rubens disse que deixa o comando do time de Uberlândia com o sentimento do dever cumprido. “Considero que fizemos um bom trabalho aqui, conquistando resultados e títulos importantes. Na equipe atual enfrentamos problemas de lesões de alguns jogadores, mas conseguimos superar essas dificuldades. Não saio frustrado. Já disse outras vezes que meu cargo sempre esteve à disposição. Quem me suceder vai assumir um grupo forte, com bom entrosamento e que vai brigar pelas primeiras posições no NBB”, disse.
O responsável pela essa precipitada decisão foi o ex senador Wellington  Salgado, dono da equipe, que realmente não deve saber nada de basquete. A demissão de Hélio não é só ruim para o Uberlândia, mas sim para o basquete nacional. O novo treinador da equipe mineira deve ser João Batista, que até pouco tempo comandava o time do Espírito Santos.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Oscar, um câncer para o basqute brasileiro

Sério, sem ele fomos bicampeões mundiais, duas vezes prata e fomos até medalhistas de olimpíadas  e com ele não passamos de vencer torneios pan-americanos e mal chegamos as semifinais de mundial. Já está mais do que na hora de assumir que Oscar, apesar de ter sido um magnífico jogador e talvez o melhor arremesso de três da história, foi prejudicial para o nosso basquete.

Montamos um esquema de jogo só para ele e que só vai funcionar quando você tem um cara de mais de dois metros que derruba nove de dez chutes de três. Está na hora do nosso basquete no garrafão, Graças a ele, jogadores brasileiros recebem e chutam, recebem e chutam. Cansamos de ver isso no Mundial.

Chega, vamos parar de endeusar o jogador mais fominha da história do basquete mundial e que nunca ganhou nada de importante. Alias Oscar se gaba tanto de ter sido o jogador que mais fez pontos numa olimpíada, 55 pontos contra a Espanha, que não resultou em nada, porque o Brasil perdeu aquele jogo

Vamos idolatrar verdadeiros mitos como Wlamir Marques, Édson Bispo, Ubirantan e Amaury Pasos.

Mestres do basquete

Quando se fala em basquete brasileiro, lembram - se dos craques Amaury, Wlamir Marques, Marcel e Oscar. Só que não se ganham  títulos com apenas jogadores, precisam -se de técnicos de outro nível. Para ser mais preciso, os maiores treinadores de basquete brasileiro ganharam os torneios mais importantes do basquete brasileiro. Que foram justamente o polêmico e carismático Togo Renan Soares, o KANELA  e a lenda do Ary Vidal. Kanela ganhou absolutamente tudo, como dois mundiais, um em cima dos EUA, duas medalhas de bronze nas olimpíadas de Roma e Tóquio além de outros campeonatos. Já Ary Vidal só ganhou os jogos Pan-Americanos em cima da ''fraca'' seleção norte americana, na casa deles em Indianápolis.
Curiosamente esses dois mestres do basquetebol brasileiro INFELIZMENTE já se foram. Ary morreu de problemas renais e cardíacos crônicos onde morreu no hospital São Lucas. Kanela morreu no dia 12 de dezembro de 1992. Ele revolucionou o basqute brasileirio, sendo assim o maior tecnico do basquete brasileiro. Togo Renan Soares inventou o “arremesso da zona morta” e o basquete jogado na base do contra-ataque .